Menu

sexta-feira, 29 de maio de 2009


F-18 Hornet

Seu desenvolvimento começou em meados dos anos 70, quando a USN solicitou uma aparelho de baixo custo e multifuncional capaz de operar em porta-aviões, substituto do ultrapassado A-4 SkyHawk. O F-18 nasceu a partir do YF-17 que perdeu a concorrencia de avião de baixo custo operacional da USAF para o F-16 que saiu vitorioso. No entanto o F-16 nao era robusto o suficiente para operar em condições marítimas e tambem de péssima operação apartir de porta-aviões, entao o projeto do YF-17 foi retomado, aprimorado e desenvolvido, dando origem entao a um dos melhores jatos navais de todos os tempos, o F/A-18 Hornet.

Características
Podendo levar uma enorme variedades de armas , o F-18 logo se tornou o principal vetor da
US Navy enquanto os F-14 garantem a interceptação de longo alcance, o Hornet dispõe da versatilidade de interceptações de curto alcance, defesa, ataque maritimo-terrestre e reconhecimento. Sua excelente manobrabilidade conferiu ao F/A 18 a fama de um dos melhores caças de combates a curta distancia(dogfight). Seus principais armamentos são o missil de médio alcance ar-ar AIM-120 AMRAAM do tipo lançar e esquecer (fire-forget), o missil de curto alcance orientado por sensores térmicos AIM-9 Sidewinder, o missil ar-terra AGM-65 Maverick usado principalmente contra veiculos de solo blindados e seu preciso (posicionado logo acima do seu nariz) canhão vulcan de 20 mm.

Funções de um Supercaça
Atualmente, para ser eleito um caça de superioridade aerea/tecnológica, não basta apenas ter grande manobrabilidade e outros dotes de combate a curta distância, mas sim ser um caça multi-tarefas, capaz de agir e dar suporte à grande gama de requerimentos que o ambiente imprevisível de um conflito traz. Entre outras funções do Super-Hornet estão:
Ataques diurnos/noturnos com armamentos de alta precisão
Sistema de guerra eletrônica
Escolta armada
Suporte aéreo de curto alcance
Opressão à defesa aérea inimiga
Ataque Marítimo
Reconhecimento
Liderança do controle aéreo
Avião de reabastecimento

Flexibilidade
A versatilidade do Super-Hornet se aplica também aos seus armamentos e caga útil:
11 cabides(estações de suporte para armamento/equipamento)
Suporte para armamento inteligente, incluindo bombas de orientação à laser
Pode carregar uma gama de armamentos, tanto ar-ar quanto ar-superfície

Potência e Características de Vôo
O Super hornet é equipado com duas turbinas
GE F414-GE-400
Motores com circunferência variavel que diminuem a assinatura no radar e promovem maior controle de ar/pressão na turbina
9.080 kg de empuxo por motor

Equipamentos e Tecnologia do F-18
O F/A-18 possui variaveis mais atuais com grande acréscimo tanto de performance como máquina quanto como computador, seus sistemas de mira incluem o avançado Joint-helmet mounted cueing system (JHMCS), um sistema de mira apartir do visor do piloto, onde é necessario apenas o posicionamento da cabeça do piloto na direção do alvo, para que as bombas inteligentes detectem e mirem no alvo. Radar com varredura eletronica ativa, ou Active electronically scanned array (AESA) entre outros grandes, versáteis e compativeis sistemas de controle e mira.

Curiosidades
Atualmente o F/A-18F substituiu o "insubstituivel"
F-14 Tomcat uma vez já ultrapassado para os padrões atuais, um exemplo é o seu potente, mas ainda mecanico radar, bem vulneravel ao conceito de guerra eletronica, sendo bem facil de ser desativado por dispositivos de "Jamming" equipados nas aeronaves atuais.
Um grande problema das versões iniciais do Hornet era sua asa retratíl (requerimento para um caça operar apartir de um porta-aviões, uma vez que reduz o espaço ocupado no hangar interno do navio) que dimiuiam muito os tanques de combustível e consequentemente sua autonomia de vôo.
Os F/A-18 foram muito utilizados no ataque ao
Afeganistão e responsaveis por grande parte dos bombardeios precisos feitos pela US Navy.
Lançado apartir de uma catapulta, o hornet pode alcançar 300 km/h em apenas 2 segundos!
O nome de operação do F-18 real é F/A-18, pois o F significa Fighter e o A significa Attack, uma sigla designada a caças que tambem estão aptos a performar ataques ao solo (veiculos, construções), assim como o seu antecessor o F/A-4, ou A-4 como é mais conhecido.

Especificações Técnicas
Comprimento: 17,07mEnvergadura: 11,43mAltura: 4,66mMotores/Empuxo: 2x GE F404-GE-400 (9.080 kg)Peso max. decolagem: 25.401 kgVelocidade de cruzeiro:
Mach 0.90 (1.364 km/h)MMO/VMO: 1.915 km/h ou Mach 2.0 (2.456 km/h) em algumas versões melhoradas.Alcance: 3.336 kmRaio de operação:1.500 km

Um comentário: