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segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tu-160

História
O Tu-160, o avião de combate mais pesado jamais fabricado e cujas dimensões superavam inclusive as do
Boeing (Rockwell) B-1 Lancer de configuração similar, é o maior bombardeiro do Mundo. Não há dúvidas de que o desenho deste bombardeiro soviético foi muito influenciado pelo do B-1A precursor do Lancer, que realizou seu primeiro vôo em 23 de Dezembro de 1974, mas foi cancelado pelo presidente Jimmy Carter em 1977. O Tu-160, chamado originalmente de Produto 70, realizou seu primeiro vôo em 19 de Dezembro de 1981 em Zhukhovski, chamada nesta época de Remenskoye no Ocidente. Este avião havia sido detectado por um satélite de reconhecimento norte-americano cerca de três semanas antes de seu primeiro vôo e recebeu a designação provisória de "Ram-P" antes de ser designado de "BlackJack". Fotografado enquanto descansava entre dois aviões de transporte supersônicos, o Tupolev Tu-144 "Charger", o Tu-160 demostrou ter muitas características em comum com o B-1, ainda que a comparação como o Tu-144 revelou quase imediatamente que o bombardeiro soviético era muito maior que seu equivalente norte-americano. O B-1A havia sido projetado para penetrar as defesas aéreas inimigas a grande altitude com grande potência e um equipamento ECM muito sofisticado, que oferecia uma via através destas defesas sem perdas indevidas. Quando o projeto foi relançado como o B-1B mais barato, menos complexo mais prático, todas as idéias sobre penetração a grande altitude haviam variado e esperavam-se que o aparelho menos sofisticado usasse agora uma combinação de vôo a baixa altitude (onde a velocidade está limitada à zona transônica) e menor seção transversal radar para penetrar as defesas aéreas inimigas.

Características
Na União Soviética, pensou-se que não havia a necessidade de piorar as características gerais por motivos de
economia e o programa Tu-160 continuou dedicado à penetração tanto a baixa altitude a velocidade transônica com a alta altitude e velocidades de aproximadamente Mach 1.9. A combinação de uma asa de geometria variável e alguns dispositivos de alta sustentação foi empregada para obter um bom manejo a baixa velocidade e por isso a necessária capacidade operacional com a asa em posição de flecha mínima de 20º, excelente capacidade de carga útil/alcance com a asa na posição de flecha intermediária de 35º e uma velocidade muito elevada na posição de flecha máxima de 65º. O ângulo de flecha da asa é selecionado manualmente e os dispositivos de alta sustentação compreedem aletas ranhuradas com envergadura completa e flaps duplamente ranhurados nas bordas de fuga na asa. A borda de fuga das seções internas dos flaps , que são imobilizados quando as asas se retraem para trás, não tem ranhura na fuselagem em que possa ser introduzida quando a asa retrocede e em contrapartida se dobra para cima em paralelo à linha central do avião e por isso á feita de tabique. Alguns aviões têm uma seção dobrável de junta dupla que permite a criação de um tabique de 35º a 65º ao dobrar-se.

Versão e Variantes Principais
Tu-160 (Único modelo de série)

Operadores Principais
Rússia e Ucrânia (Antiga União Soviética)

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