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quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bombardeiro B-1 Launcer

A história sobre o bombardeiro B-1 é bem complicada e pode-se dizer que o modelo é um verdadeiro sobrevivente de diversos fatores que quase cancelaram o seu desenvolvimento. O B-1 foi pensado para ser um bombardeiro supersônico capaz de atingir a velocidade de mach 2 em altas altitudes e que fosse capaz de penetrar em território soviético que era pesadamente bem defendido que já mostrara a eficiência de seus sistemas antiaéreos derrubando um jato de espionagem U-2 do famoso piloto Francis Gary Powers. Antes do B-1, na década de 50, os Estados Unidos estavam desenvolvendo o incrível bombardeiro North American XB-70 Valkyrie, capaz de voar a mach 3.1 (3309 km/h) em altas altitudes, porém com o evidente avanço dos mísseis anti aéreos (SAM) soviéticos esse avião não poderia sobreviver em um ataque de penetração sobre o território soviético e em 1961 o programa foi cancelado, porém existia a necessidade de um bombardeiro que conseguisse executar a incursão em território soviético sem ser abatido e a partir daí, surgiu, em 1965, o programa AMSA (aeronave estratégica avançada) que a partir de 1969 acabou sendo renomeado de B-1 da Rockwell que ganhou o contrato para seu desenvolvimento.Acima: Nesta impressionante foto, o flagrante momento em que um B-1B rompe a barreira do som causando este incrivel efeito visual e sonoro do sonic boom.
O B-1 apresentou uma aparência bastante marcante, com asas de enflechamento variável que se fechavam em velocidades supersônicas para diminuir sua resistência aerodinâmica, além de seus motores estarem montados abaixo na fuselagem ao estilo concorde. Era claro que se tratava de uma aeronave complexa demais além de cara. Mesmo assim, com os elevadíssimos custos deste programa e a possibilidade de se desenvolver um bombardeiro furtivo, usando a nova tecnologia que estava em testes no jato Have Blue, que resultaria no F-117 Nighthawk, e que geraria o bombardeiro B-2 Spirit mais tarde, o projeto do B-1 foi cancelado pelo governo norte americano em 1977. A USAF (força aérea dos Estados Unidos) manteve os testes e avaliações do B-1, mesmo com o programa, oficialmente, engavetado.

Acima: Embora não seja uma aéronave disponivel no mercado, o B-1B frequentemente se apresenta em feiras aéreas impressionando a todos com sua velocidade e tamanho.Em 1981 o novo presidente Ronald Reagan reabriu o desenvolvimento do B-1 porém foi exigido que o avião fosse extensivamente modificado para atingir novos requisitos que culminaram com uma nova versão do avião chamada B-1B, que foi a que entrou em serviço em setembro de 1986. Um dos requisitos era que o avião fosse muito difícil de ser detectado pelos radares inimigos, sendo que o resultado desse desenvolvimento foi que o B-1B tem apenas 1% do RCS (sessão cruzada de radar) do seu antecessor, o B-52. As modificações nas entradas de ar do avião assim como outras fizeram que a velocidade máxima caísse de 2300 km/h para 1490 km/h em altas altitudes, e a velocidade máxima em baixa altitude aumentou de 960km/h para 1040 km/h, mostrando que o avião foi otimizado para penetração a baixa altitude, já que a grandes, ele se tornaria um alvo fácil para a poderosa defesa aérea soviética. A propulsão do B-1B é fornecido por 4 poderosos motores General Electric F-101-GE-102 com 13692 kg de empuxo cada. O alcance do B-1B, usando o reabastecimento aéreo, chega a 11998 km, ou seja, é um meio de ataque intercontinental, característica muito importante para uma aeronave estratégica.
Acima: Nesta foto podemos ver um B-1B escoltado por um caça bombardeiro F-15E. Atualmente os B-1B operam em uma mesma esquadra aérea onde se encontra caças pesados e leves alémde aéronaves de apoio, antes divididas em esquadrões especificos.Após a guerra fria O B-1B passou por uma nova modernização que o transformou de um bombardeiro nuclear especializado, para um bombardeiro capaz de executar ataques convencionais, tornando seu uso mais flexível e útil para a USAF, que não tinha mais um inimigo que justificasse um bombardeiro exclusivamente para ataques nucleares. Já nesse ponto a Rockwell, fabricante do B-1, vinha tendo diversos problemas financeiros e acabou sendo vendida para a Boeing em dezembro de 1996, passando a responsabilidade das futuras modernizações e desenvolvimentos para o famoso fabricante do B-52.

O B-1B Lancer, tem um apelido de "BONE" extraoficialmente dado pelo pilotos. BONE (osso em ingles) é uma referência para B-One ou B-1 em ingles.
O B-1B é uma aeronave difícil e cara de manter, só sendo possível seu uso pela força aérea dos Estados Unidos que é generosamente contemplada com altos orçamentos anuais. Mesmo assim, deve-se observar que o B-1B é o avião com maior capacidade de carga bélica do arsenal norte americano, podendo transportar até 34000 kg de bombas ou mísseis internamente mais 27000 kg de armas externamente, o que lhe capacita a causar um sério estrago no inimigo. O B-1B pode transportar, atualmente, praticamente todas os modelos e tipos de bombas do arsenal norte americano, sendo que as ultimas armas guiadas por GPS como as bombas da família JDAM e JSOW permitiram um aumento radical da letalidade e eficácia do B-1B. Com essas armas, o B-1B faz, sozinho, o serviço de um esquadrão de caças F-16. Também fazem parte do arsenal do B-1B, bombas de fragmentação como as CBU 87/ 89 e 97 capazes de, individualmente, espalhar centenas de pequenas granadas ou minas em uma extensa área, saturando o campo de batalha.Além dessas armas convencionais, o B-1B pode transportar a bomba nuclear B-61 com rendimento de até 340 kt, em sua mais recente versão, a Mod-7. Ao todo podem ser transportadas 16 bombas nucleares desse tipo.

Acima: Nesta foto impressionante o B-1B despeja sua carga de 84 bombas MK-82 de 227 kg. Realmente uma chuva de bombas sobre o alvo.O radar do B-1B é um Northrop Grumman APQ-164 com capacidade multímodo de varredura eletrônica que fornece mapeamento do terreno com alta resolução e permite, modo de seguimento do terreno, dados de velocidade e posicionamento além de informações meteorológicas.Um fato interessante sobre o B-1B é que ele possui uma suíte de guerra eletrônica extremamente avançada que lhe permite uma alta imunidade contra sistemas de defesa antiaérea. Essa suíte é o sistema EDO Corporation AN/ ALQ-161, que produz interferências contra os radares inimigos e atua de forma integrada ao lançador de iscas infravermelhas (IR) AN/ALE-49 que representa o maior sistema de lançamento de iscas IR instalados num avião, atualmente. Para despistar mísseis guiados por radar, o B-1B usa o sistema AN/ALE-50 Towed Decoy System que lança iscas magnéticas shaff que embaralham o radar do missil impossibilitando a ele distinguir o que é o avião alvo dos outros ecos radar produzido pelas iscas. O sistema de alerta de radar (RWR) A N/ALR-56 alerta ao piloto quando o B-1B foi rastreado por algum radar hostil permitindo que o piloto e o navegador tomem as medidas necessárias para se evadir de um ataque.
Acima: O bombardeiro B-1B possui um alcance intercontinental que somado a sua alta velocidade, permite a ele executar pesados ataques em qualquer ponto do planeta em um tempo reduzido.Hoje com 67 unidades em serviço, de 100 produzidas o B-1B responde por uma importante parcela na responsabilidade da dissuasão estratégia norte americana. O programa de desenvolvimento de um novo bombardeiro chamado de LRSP (Long Range Strike Plataform), emque diversas propostas estão sendo estudadas, a Boeing ofereceu uma versão muito modernizado do B-1, chamada de B-1R que possui sistemas avionicos muitio mais avançados, incluindo um novo radar e até capacidade de lançar misseis ar ar para auto defesa, além de ter a velocidade máxima aumentada para mach 2.2. Porém essa proposta não deve sair do papel, pois os requisitos deste novo bombardeiro mudaram e hoje pede uma aéronave subsonica e muito furtiva. O programa LRSP foi descrito neste blog em uma artigo anterior, bastando clicar no link LRSP para ser direcionado para a materia.
Acima: Um desenho em corte do B-1B. Clique na imagem para ver o desenho expandido.FICHA TECNICA Velocidade de cruzeiro: 965 km/hVelocidade máxima: 1490 km/hAlcance de travessia: 11998kmEmpuxo: 4 General Electric F-101-GE-102 com 13692 kg de empuxo cadaDIMENSÕESComprimento: 44,5 mEnvergadura: 41,8 m (asas abertas), 24,1 m (asas enflechadas)Altura: 10,4 mPeso: 87100 kg (vazio) e 216400 kg (com máxima carga)ARMAMENTO
Bombas guiadas por GPS GBU30/31/32/37 JDAM, Bomba AGM-154 JSOW, Bomba nuclear B-61, Míssil AGM-129 Tomahawk, Bomba AGM-158 JASSM. Bomba GBU-39 SDB, Bomba de fragmentação CBU 87/89/97/103/104/105 e todas as bombas convencionais da família MK.


http://www.youtube.com/watch?v=eDF4AJqkVqA

Um comentário:

  1. muito loko esse aviao com um avião desses da ate vontade de ser piloto de avião

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