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sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mig 21


Mikoyan-Gurevich MiG-21 (em russo: Микоян и Гуревич МиГ-21, designação da OTAN: Fishbed) - é um caça, originalmente construído pela Mikoyan e Gurevich Design Bureau na União Soviética. Foram produzidos aproximadamente 10.000 exemplares de seus muitos variantes. É o segundo avião militar mais produzido depois da Segunda Guerra Mundial, depois do Lockheed C-130 Hercules



Desenvolvimento
O primeiro
protótipo com asa delta (nomeado Ye-4, também conhecido como E-4) fez seu primeiro voô em 14 de Junho de 1956, e em 1959 os Mig-21 entraram em serviço.

História Operacional
O MiG-21 esteve em ação frequente na
Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Porém, muitos pilotos do Vietnã do Norte preferiam pilotar o MiG-17, devido ao "peso das asas" nos MiG-21. Com um peso grande nas asas, o MiG-21 não era tão ágil ou manobrável como o Mig-17. Tendo suas asas em delta, foi o primeiro avião soviético que servia tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 usando um motor de pós-combustão relativamente fraco, sendo comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.
Também foi usado extensivamente nos conflitos no
Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Esse avião era inferior ao F-15 Eagle que foi comprado por Israel nos anos 70. A força aérea indiana foi um dos maiores usuários deste avião depois de ser usado na Guerra Indo-Paquistanesa com bons resultados. Essa guerra testemunhou o primeiro combate aéreo supersônico quando um MiG-21 derrubou um F-104 Starfighter.
Esses caças foram usados no começo da
Invasão soviética do Afeganistão mas logo foram substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27.
Devido a falta de informação, detalhes do MiG-21 eram frequentemente confundidos com os caças similares
Sukhoi em desenvolvimento.
Atualmente calcula-se que existam 1500 Mig-21 e F-7(versão chinesa dessa aeronave) em serviço em várias partes do mundo.Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração,rusticidade, agilidade e fácil manutenção ,atreladas a uma devida modernização de aviônica,ainda fazem-no uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais.




Variantes






Ye-2 Faceplate : Protótipo de asas normais.
Ye-4 (I-500) : Primeiro protótipo com asa delta do MiG-21.
Ye-5 Fishbed : Protótipo com asa delta.
Ye-6 : Três aviôes de pré-produção.
MiG-21 : A primeira série de caças.
MiG-21F Fishbed -B : Versão monoplace. Foi o primeiro a ser produzido, com 40 sendo feitos. O MiG-21F era movido com um motor
Tumansky R-11 e armado com dois canhões de 30mm NR-30. Protótipo Ye-6T foi redesignado como MiG-21F.
Ye-50 : Protótipo com asas normais.
Ye-66 : Versão monoplace, construído para quebrar o
recorde mundial de velocidade.
Ye-66A : Construído para quebrar o recorde mundial de
altitude.
Ye-66B :
Ye-76 :
Ye-152 : Maior que o MiG-21, foi um avião de alta-performance, conseguindo 3 recordes mundiais.
MiG-21F-13 Fishbed-C : Caça monoplace de curto alcançe para ações diurnas. O MiG-21F-13 foi o primeiro modelo de pordução em massa. O MiG-21F-13 era movido por um motor
turbojato Tumansky R-11 , era armado com dois mísseis ar-ar Vympel K-13 (AA-2 Atoll), e um canhão de 30mm NR-30. O Type 74 é a designação da Força Aérea Indiana. O MiG-21F-13 era feito na China, e designado Chengdu J-7 ou F-7 para exportação.
Chengdu J-7I : O primeiro modelo chinês de produção. Como o MiG-21F-13 era um caça monoplace de curto alcançe para ações diurnas, movido por um motor Wopen WP-7.Foi exportado para a
Albânia e Tanzânia como F-7A.
MiG-21FL : Modelo de exportação do MiG-21PF. Construído pela Índia como Type 77.
MiG-21I "Analog" : Teste com o desenho das asas do
Tupolev Tu-144.
MiG-21SPS : (Versão da Alemanha Oriental)
MiG-21P Fishbed-D Caça inteceptador monoplace. Armado com mísseis ar-ar somente. Também chamado Fishbed-E pela
Otan.
MiG-21PF Fishbed-D : Caça monoplace, equipado com um
radar RP21 Sapfir. O MiG-21PF é o segundo modelo de produção. Protótipo Ye-7, Type 76 designações da Força Aérea Indiana. Também chamado Fishbed-E pela Otan.
MiG-21PF (SPS) :
MiG-21PFM Fishbed-F : Caça monoplace, com radar melhorado e motor mais potente. Versão melhorada do MiG-21PFS.
MiG-21PFS Fishbed-F : Caça monoplace, com radar melhorado e motor mais potente.
MiG-21 Fishbed-G : Versão experimental de
pouso e decolagem curtos.
MiG-21R Fishbed-H : Versão monoplace de reconhecimento tático do MiG-21PFM.
MiG-21RF Fishbed-J : Versão monoplace de reconhecimento tático do MiG-21MF.
MiG-21S Fishbed-J : Versão de caça monoplace inteceptador, equipado com um radar RP-22 e um pod externo, Type 88 designação da Força Aérea Indiana.
MiG-21SM : Versão monoplace de interceptação, movido por um motor
Tumansky R-13-300.
MiG-21PFV : (Versão do Vietnã do Norte)
MiG-21M : Versão de
exportação com um motor Tumansky R-13. Construído pela Índia como Type 96.

MiG-21MF, Força Aérea Polonesa
MiG-21MF : Versão de exportação com um motor
Tumansky R-13.
MiG-21MF Fishbed-J : Caça multipapel monoplace, equipado com um radar RP-22 , movido por um turbojato
Tumansky R-13-300.
MiG-21MT :
MiG-21SMT Fishbed-K : Caça multipapel monoplace, movido por um turbojato
Tumansky R-13.
MiG-21bis Fishbed-L : Caça multipapel monoplace, e avião de ataque ao solo. O modelo final de produção. Esta versão é movida por um turbojato
Tumansky R-25-300.
MiG-21bis Fishbed-N : Caça multipapel monoplace, e avião de ataque ao solo.
MiG-21U Mongol-A : Versão biplace de treinamento do MiG-21F-13. Type 66 Indian Designação da Força Aérea Indiana. Nome da OTAN "Mongol"
MiG-21US Mongol-B : Versão biplace de treino. Type 68 Designação da Força Aérea Indiana.
MiG-21UT : Treinador biplace.

MiG-21UM, Força Aérea Polonesa
MiG-21UM Mongol-B : Versão biplace do MiG-21MF. Type 69 Designação da Força Aérea Indiana.
JJ-7 : Versão biplace de treino do J-7. FT-7 Designação de exportação do JJ-7.
MiG-21-93 - Versão melhorada.
MiG-21 Lancer Versão melhorada para a Força Aérea Romena.
J-7II : Versão melhorada do J-7. Monoplace, armado com dois canhões 30-mm, com o motor Wopen WP-7B. Foi exportado para o Egito, Sudão e Iraque como F-7B.
J-7E : Versão melhorada com motor mais potente.
J-7MG : Versão melhorada.
J-7III : Monoplace, com um motor Wopen WP-13.
F-7BS : Exportação para o Sri Lanka.
F-7M Airguard : Exportação para Bangladesh, Irã, Myanmar (Burma), e Zimbabwe.
F-7MP : Exportação para o Paquistão.
F-7P Skybolt : Exportação para o Paquistão.






Outras Versões
Entre
1962 e 1972 a versão MiG-21F-13 foi construída sobre licença pela Aero Vodochody, na Tchecoslováquia. Foram construídos 194 aviões.
A produção de MiG-21bis sobre licença para a
Hindustan Aeronautics da Índia durou até 1984. Com uma série de acidentes durante os anos 90, a Força Aérea Indiana decidiu atualizar 128 dos MiG-21bis para MiG-21 Bison standard. Estes servirão a Força Aérea Indiana até 2015.
Cópias
chinesas do MiG-21 são designadas Chengdu J-7 e F-7 (exportação).
Russia agora ofereçe um pacote de atualização do MiG-21 para o MiG-21-93.
A
Israeli Aircraft Industries construíu um pacote de atualização para o MiG-21 chamado MiG-21-2000.
Uma parceria entre
Aerostar SA e Elbit desenvolveu o pacote de upgrade Lancer para o MiG-21. 114 MiG-21 foram melhorados para MiG-21 Lancer para a Força Aérea Romena.






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