Mikoyan-Gurevich MiG-21 (em russo: Микоян и Гуревич МиГ-21, designação da OTAN: Fishbed) - é um caça, originalmente construído pela Mikoyan e Gurevich Design Bureau na União Soviética. Foram produzidos aproximadamente 10.000 exemplares de seus muitos variantes. É o segundo avião militar mais produzido depois da Segunda Guerra Mundial, depois do Lockheed C-130 Hercules
Desenvolvimento
O primeiro protótipo com asa delta (nomeado Ye-4, também conhecido como E-4) fez seu primeiro voô em 14 de Junho de 1956, e em 1959 os Mig-21 entraram em serviço.
História Operacional
O MiG-21 esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Porém, muitos pilotos do Vietnã do Norte preferiam pilotar o MiG-17, devido ao "peso das asas" nos MiG-21. Com um peso grande nas asas, o MiG-21 não era tão ágil ou manobrável como o Mig-17. Tendo suas asas em delta, foi o primeiro avião soviético que servia tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 usando um motor de pós-combustão relativamente fraco, sendo comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.
Também foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Esse avião era inferior ao F-15 Eagle que foi comprado por Israel nos anos 70. A força aérea indiana foi um dos maiores usuários deste avião depois de ser usado na Guerra Indo-Paquistanesa com bons resultados. Essa guerra testemunhou o primeiro combate aéreo supersônico quando um MiG-21 derrubou um F-104 Starfighter.
Esses caças foram usados no começo da Invasão soviética do Afeganistão mas logo foram substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27.
Devido a falta de informação, detalhes do MiG-21 eram frequentemente confundidos com os caças similares Sukhoi em desenvolvimento.
Atualmente calcula-se que existam 1500 Mig-21 e F-7(versão chinesa dessa aeronave) em serviço em várias partes do mundo.Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração,rusticidade, agilidade e fácil manutenção ,atreladas a uma devida modernização de aviônica,ainda fazem-no uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais.
O primeiro protótipo com asa delta (nomeado Ye-4, também conhecido como E-4) fez seu primeiro voô em 14 de Junho de 1956, e em 1959 os Mig-21 entraram em serviço.
História Operacional
O MiG-21 esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Porém, muitos pilotos do Vietnã do Norte preferiam pilotar o MiG-17, devido ao "peso das asas" nos MiG-21. Com um peso grande nas asas, o MiG-21 não era tão ágil ou manobrável como o Mig-17. Tendo suas asas em delta, foi o primeiro avião soviético que servia tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 usando um motor de pós-combustão relativamente fraco, sendo comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.
Também foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Esse avião era inferior ao F-15 Eagle que foi comprado por Israel nos anos 70. A força aérea indiana foi um dos maiores usuários deste avião depois de ser usado na Guerra Indo-Paquistanesa com bons resultados. Essa guerra testemunhou o primeiro combate aéreo supersônico quando um MiG-21 derrubou um F-104 Starfighter.
Esses caças foram usados no começo da Invasão soviética do Afeganistão mas logo foram substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27.
Devido a falta de informação, detalhes do MiG-21 eram frequentemente confundidos com os caças similares Sukhoi em desenvolvimento.
Atualmente calcula-se que existam 1500 Mig-21 e F-7(versão chinesa dessa aeronave) em serviço em várias partes do mundo.Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração,rusticidade, agilidade e fácil manutenção ,atreladas a uma devida modernização de aviônica,ainda fazem-no uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais.
Ye-2 Faceplate : Protótipo de asas normais.
Ye-4 (I-500) : Primeiro protótipo com asa delta do MiG-21.
Ye-5 Fishbed : Protótipo com asa delta.
Ye-6 : Três aviôes de pré-produção.
MiG-21 : A primeira série de caças.
MiG-21F Fishbed -B : Versão monoplace. Foi o primeiro a ser produzido, com 40 sendo feitos. O MiG-21F era movido com um motor Tumansky R-11 e armado com dois canhões de 30mm NR-30. Protótipo Ye-6T foi redesignado como MiG-21F.
Ye-50 : Protótipo com asas normais.
Ye-66 : Versão monoplace, construído para quebrar o recorde mundial de velocidade.
Ye-66A : Construído para quebrar o recorde mundial de altitude.
Ye-66B :
Ye-76 :
Ye-152 : Maior que o MiG-21, foi um avião de alta-performance, conseguindo 3 recordes mundiais.
MiG-21F-13 Fishbed-C : Caça monoplace de curto alcançe para ações diurnas. O MiG-21F-13 foi o primeiro modelo de pordução em massa. O MiG-21F-13 era movido por um motor turbojato Tumansky R-11 , era armado com dois mísseis ar-ar Vympel K-13 (AA-2 Atoll), e um canhão de 30mm NR-30. O Type 74 é a designação da Força Aérea Indiana. O MiG-21F-13 era feito na China, e designado Chengdu J-7 ou F-7 para exportação.
Chengdu J-7I : O primeiro modelo chinês de produção. Como o MiG-21F-13 era um caça monoplace de curto alcançe para ações diurnas, movido por um motor Wopen WP-7.Foi exportado para a Albânia e Tanzânia como F-7A.
MiG-21FL : Modelo de exportação do MiG-21PF. Construído pela Índia como Type 77.
MiG-21I "Analog" : Teste com o desenho das asas do Tupolev Tu-144.
MiG-21SPS : (Versão da Alemanha Oriental)
MiG-21P Fishbed-D Caça inteceptador monoplace. Armado com mísseis ar-ar somente. Também chamado Fishbed-E pela Otan.
MiG-21PF Fishbed-D : Caça monoplace, equipado com um radar RP21 Sapfir. O MiG-21PF é o segundo modelo de produção. Protótipo Ye-7, Type 76 designações da Força Aérea Indiana. Também chamado Fishbed-E pela Otan.
MiG-21PF (SPS) :
MiG-21PFM Fishbed-F : Caça monoplace, com radar melhorado e motor mais potente. Versão melhorada do MiG-21PFS.
MiG-21PFS Fishbed-F : Caça monoplace, com radar melhorado e motor mais potente.
MiG-21 Fishbed-G : Versão experimental de pouso e decolagem curtos.
MiG-21R Fishbed-H : Versão monoplace de reconhecimento tático do MiG-21PFM.
MiG-21RF Fishbed-J : Versão monoplace de reconhecimento tático do MiG-21MF.
MiG-21S Fishbed-J : Versão de caça monoplace inteceptador, equipado com um radar RP-22 e um pod externo, Type 88 designação da Força Aérea Indiana.
MiG-21SM : Versão monoplace de interceptação, movido por um motor Tumansky R-13-300.
MiG-21PFV : (Versão do Vietnã do Norte)
MiG-21M : Versão de exportação com um motor Tumansky R-13. Construído pela Índia como Type 96.
MiG-21MF, Força Aérea Polonesa
MiG-21MF : Versão de exportação com um motor Tumansky R-13.
MiG-21MF Fishbed-J : Caça multipapel monoplace, equipado com um radar RP-22 , movido por um turbojato Tumansky R-13-300.
MiG-21MT :
MiG-21SMT Fishbed-K : Caça multipapel monoplace, movido por um turbojato Tumansky R-13.
MiG-21bis Fishbed-L : Caça multipapel monoplace, e avião de ataque ao solo. O modelo final de produção. Esta versão é movida por um turbojato Tumansky R-25-300.
MiG-21bis Fishbed-N : Caça multipapel monoplace, e avião de ataque ao solo.
MiG-21U Mongol-A : Versão biplace de treinamento do MiG-21F-13. Type 66 Indian Designação da Força Aérea Indiana. Nome da OTAN "Mongol"
MiG-21US Mongol-B : Versão biplace de treino. Type 68 Designação da Força Aérea Indiana.
MiG-21UT : Treinador biplace.
MiG-21UM, Força Aérea Polonesa
MiG-21UM Mongol-B : Versão biplace do MiG-21MF. Type 69 Designação da Força Aérea Indiana.
JJ-7 : Versão biplace de treino do J-7. FT-7 Designação de exportação do JJ-7.
MiG-21-93 - Versão melhorada.
MiG-21 Lancer Versão melhorada para a Força Aérea Romena.
J-7II : Versão melhorada do J-7. Monoplace, armado com dois canhões 30-mm, com o motor Wopen WP-7B. Foi exportado para o Egito, Sudão e Iraque como F-7B.
J-7E : Versão melhorada com motor mais potente.
J-7MG : Versão melhorada.
J-7III : Monoplace, com um motor Wopen WP-13.
F-7BS : Exportação para o Sri Lanka.
F-7M Airguard : Exportação para Bangladesh, Irã, Myanmar (Burma), e Zimbabwe.
F-7MP : Exportação para o Paquistão.
F-7P Skybolt : Exportação para o Paquistão.
Ye-4 (I-500) : Primeiro protótipo com asa delta do MiG-21.
Ye-5 Fishbed : Protótipo com asa delta.
Ye-6 : Três aviôes de pré-produção.
MiG-21 : A primeira série de caças.
MiG-21F Fishbed -B : Versão monoplace. Foi o primeiro a ser produzido, com 40 sendo feitos. O MiG-21F era movido com um motor Tumansky R-11 e armado com dois canhões de 30mm NR-30. Protótipo Ye-6T foi redesignado como MiG-21F.
Ye-50 : Protótipo com asas normais.
Ye-66 : Versão monoplace, construído para quebrar o recorde mundial de velocidade.
Ye-66A : Construído para quebrar o recorde mundial de altitude.
Ye-66B :
Ye-76 :
Ye-152 : Maior que o MiG-21, foi um avião de alta-performance, conseguindo 3 recordes mundiais.
MiG-21F-13 Fishbed-C : Caça monoplace de curto alcançe para ações diurnas. O MiG-21F-13 foi o primeiro modelo de pordução em massa. O MiG-21F-13 era movido por um motor turbojato Tumansky R-11 , era armado com dois mísseis ar-ar Vympel K-13 (AA-2 Atoll), e um canhão de 30mm NR-30. O Type 74 é a designação da Força Aérea Indiana. O MiG-21F-13 era feito na China, e designado Chengdu J-7 ou F-7 para exportação.
Chengdu J-7I : O primeiro modelo chinês de produção. Como o MiG-21F-13 era um caça monoplace de curto alcançe para ações diurnas, movido por um motor Wopen WP-7.Foi exportado para a Albânia e Tanzânia como F-7A.
MiG-21FL : Modelo de exportação do MiG-21PF. Construído pela Índia como Type 77.
MiG-21I "Analog" : Teste com o desenho das asas do Tupolev Tu-144.
MiG-21SPS : (Versão da Alemanha Oriental)
MiG-21P Fishbed-D Caça inteceptador monoplace. Armado com mísseis ar-ar somente. Também chamado Fishbed-E pela Otan.
MiG-21PF Fishbed-D : Caça monoplace, equipado com um radar RP21 Sapfir. O MiG-21PF é o segundo modelo de produção. Protótipo Ye-7, Type 76 designações da Força Aérea Indiana. Também chamado Fishbed-E pela Otan.
MiG-21PF (SPS) :
MiG-21PFM Fishbed-F : Caça monoplace, com radar melhorado e motor mais potente. Versão melhorada do MiG-21PFS.
MiG-21PFS Fishbed-F : Caça monoplace, com radar melhorado e motor mais potente.
MiG-21 Fishbed-G : Versão experimental de pouso e decolagem curtos.
MiG-21R Fishbed-H : Versão monoplace de reconhecimento tático do MiG-21PFM.
MiG-21RF Fishbed-J : Versão monoplace de reconhecimento tático do MiG-21MF.
MiG-21S Fishbed-J : Versão de caça monoplace inteceptador, equipado com um radar RP-22 e um pod externo, Type 88 designação da Força Aérea Indiana.
MiG-21SM : Versão monoplace de interceptação, movido por um motor Tumansky R-13-300.
MiG-21PFV : (Versão do Vietnã do Norte)
MiG-21M : Versão de exportação com um motor Tumansky R-13. Construído pela Índia como Type 96.
MiG-21MF, Força Aérea Polonesa
MiG-21MF : Versão de exportação com um motor Tumansky R-13.
MiG-21MF Fishbed-J : Caça multipapel monoplace, equipado com um radar RP-22 , movido por um turbojato Tumansky R-13-300.
MiG-21MT :
MiG-21SMT Fishbed-K : Caça multipapel monoplace, movido por um turbojato Tumansky R-13.
MiG-21bis Fishbed-L : Caça multipapel monoplace, e avião de ataque ao solo. O modelo final de produção. Esta versão é movida por um turbojato Tumansky R-25-300.
MiG-21bis Fishbed-N : Caça multipapel monoplace, e avião de ataque ao solo.
MiG-21U Mongol-A : Versão biplace de treinamento do MiG-21F-13. Type 66 Indian Designação da Força Aérea Indiana. Nome da OTAN "Mongol"
MiG-21US Mongol-B : Versão biplace de treino. Type 68 Designação da Força Aérea Indiana.
MiG-21UT : Treinador biplace.
MiG-21UM, Força Aérea Polonesa
MiG-21UM Mongol-B : Versão biplace do MiG-21MF. Type 69 Designação da Força Aérea Indiana.
JJ-7 : Versão biplace de treino do J-7. FT-7 Designação de exportação do JJ-7.
MiG-21-93 - Versão melhorada.
MiG-21 Lancer Versão melhorada para a Força Aérea Romena.
J-7II : Versão melhorada do J-7. Monoplace, armado com dois canhões 30-mm, com o motor Wopen WP-7B. Foi exportado para o Egito, Sudão e Iraque como F-7B.
J-7E : Versão melhorada com motor mais potente.
J-7MG : Versão melhorada.
J-7III : Monoplace, com um motor Wopen WP-13.
F-7BS : Exportação para o Sri Lanka.
F-7M Airguard : Exportação para Bangladesh, Irã, Myanmar (Burma), e Zimbabwe.
F-7MP : Exportação para o Paquistão.
F-7P Skybolt : Exportação para o Paquistão.
Outras Versões
Entre 1962 e 1972 a versão MiG-21F-13 foi construída sobre licença pela Aero Vodochody, na Tchecoslováquia. Foram construídos 194 aviões.
A produção de MiG-21bis sobre licença para a Hindustan Aeronautics da Índia durou até 1984. Com uma série de acidentes durante os anos 90, a Força Aérea Indiana decidiu atualizar 128 dos MiG-21bis para MiG-21 Bison standard. Estes servirão a Força Aérea Indiana até 2015.
Cópias chinesas do MiG-21 são designadas Chengdu J-7 e F-7 (exportação).
Russia agora ofereçe um pacote de atualização do MiG-21 para o MiG-21-93.
A Israeli Aircraft Industries construíu um pacote de atualização para o MiG-21 chamado MiG-21-2000.
Uma parceria entre Aerostar SA e Elbit desenvolveu o pacote de upgrade Lancer para o MiG-21. 114 MiG-21 foram melhorados para MiG-21 Lancer para a Força Aérea Romena.
Entre 1962 e 1972 a versão MiG-21F-13 foi construída sobre licença pela Aero Vodochody, na Tchecoslováquia. Foram construídos 194 aviões.
A produção de MiG-21bis sobre licença para a Hindustan Aeronautics da Índia durou até 1984. Com uma série de acidentes durante os anos 90, a Força Aérea Indiana decidiu atualizar 128 dos MiG-21bis para MiG-21 Bison standard. Estes servirão a Força Aérea Indiana até 2015.
Cópias chinesas do MiG-21 são designadas Chengdu J-7 e F-7 (exportação).
Russia agora ofereçe um pacote de atualização do MiG-21 para o MiG-21-93.
A Israeli Aircraft Industries construíu um pacote de atualização para o MiG-21 chamado MiG-21-2000.
Uma parceria entre Aerostar SA e Elbit desenvolveu o pacote de upgrade Lancer para o MiG-21. 114 MiG-21 foram melhorados para MiG-21 Lancer para a Força Aérea Romena.
Operadores
Afeganistão
Alemanha Oriental
Algéria
Angola
Azerbaijão
Bangladesh
Bulgária
Burkina Faso
Cambodia
China
Congo
Coréia do Norte
Croácia
Cuba
Egito
Eslováquia
Etiópia
Finlândia
Guiné
Hungria
Iêmen
Índia
Indonésia
Irã
Iraque
Laos
Líbia
Madagascar
Mali
Moçambique
Mongólia
Myanmar
Nigéria
Paquistão
Polônia
República Checa
Romênia
Rússia
Sérvia
Síria
Somália
Sri Lanka
Sudão
Tanzânia
Turcomenistão
Uganda
Ucrânia
Vietnã
Zâmbia
Zimbabwe
Curiosidades
A equipe de acrobacias aéreas da China utiliza até hoje a versão-cópia do Mig-21, o Chengdu J-7, para seus shows aéreos.
Afeganistão
Alemanha Oriental
Algéria
Angola
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Bangladesh
Bulgária
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Cambodia
China
Congo
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Irã
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Moçambique
Mongólia
Myanmar
Nigéria
Paquistão
Polônia
República Checa
Romênia
Rússia
Sérvia
Síria
Somália
Sri Lanka
Sudão
Tanzânia
Turcomenistão
Uganda
Ucrânia
Vietnã
Zâmbia
Zimbabwe
Curiosidades
A equipe de acrobacias aéreas da China utiliza até hoje a versão-cópia do Mig-21, o Chengdu J-7, para seus shows aéreos.
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