Menu

quarta-feira, 10 de junho de 2009

MiG-23

O Mikoyan-Gurevich MiG-23 (МиГ-23 em alfabeto cirílico) (apelidado de 'Flogger' pela OTAN) é um caça multifuncional, fabricado originalmente pela Mikoyan-Gurevich na antiga União Soviética. Foi produzido em larga escala, e projetado entre 1961 e 1964, e até hoje permanece em serviço em alguns países, recebendo toda assistência técnica.
Principais compradores:
Argélia, Cuba, Líbia, Polônia, Rússia e Síria.



Desenvolvimento
Seu antecessor, o
MiG-21, mesmo sendo ágil e veloz, era muito limitado, principalmente sua parte operacional, com um sistema de radar primitivo, baixíssimo raio de combate e uma limitada capacidade de carga (na maioria das vezes só era possível transportar mísseis de curto alcance do tipo ar-ar).
Já o MiG-23 foi apresentado como uma
aeronave mais robusta, com maior poder de fogo e com as deficiências do antecessor remediadas, podendo competir com o rival F-4 Phantom da época. O novo caça utilizava um moderno sistema de radar, chamado de S-23, juntamente com um sistema de armamento projetado para carregar e disparar mísseis do tipo BVR. Além disso, tinha como nova característica asas de geometria variável. Com elas o piloto da aeronave podia alterar a forma do aparelho em pleno ar, adaptando-a às diferentes condições de vôo, possibilitando assim operar em pistas com praticamente metade de comprimento do normal, transportar o dobro de armamento e voar em velocidade 30% superior ao seu antecessor.

Descrição
Papel
Caça-multifuncional
Tripulação
1
Vôo inicial
Abril, 1967
Fabricante




Especificações
Comprimento
16,60 mts
Envergadura
14,26 mts
Altura
4,82 mts


Peso
Vazio
9.595 kg
Carregado
15.700 kg
Máximo na decolagem
18.030 kg


Propulsão
Motores

um Khatchaturov R-35-300 turbojet


Performance
Velocidade máxima
2.500 km/h em alta altitude1.350 km/h no
nível do mar
Raio de combate
1,150 km




Nenhum comentário:

Postar um comentário